No momento você está vendo Descubra a importância da impressão industrial: datação, marcação e rastreabilidade
Mockup for mineral water bottles

Descubra a importância da impressão industrial: datação, marcação e rastreabilidade

Nos últimos anos, com a modernização da indústria, as constantes mudanças na legislação e a exigência do consumidor por mais informações dos produtos que consome, fizeram com que a necessidade de rastrear os produtos se tornasse uma realidade nas indústrias. A impressão industrial, também conhecida como codificação industrial ou marcação industrial, desempenha um papel fundamental nesse processo, permitindo a marcação de dados variáveis em qualquer material por meio de impressoras que utilizam tinta ou laser.

A impressão é de extrema importância para transmitir informações variáveis ao longo do ciclo de vida de um produto, atender a legislações internacionais e normas específicas, além de proporcionar controle e rastreabilidade de lotes de produção e estoques. Os tipos mais comuns de impressão na indústria incluem a numérica, alfabética e alfanumérica, abrangendo dados como data de validade, hora de fabricação, lote, códigos de barras, códigos QR, logomarcas, entre outros.

Impressão industrial significa segurança!

Mas por que a impressão é sinônimo de segurança? A resposta está na diversidade de aplicações da codificação industrial, que, em muitos casos, é exigida por lei e regulamentada por órgãos como a Anvisa, Inmetro, Procon e outros, que fiscalizam setores como a indústria alimentícia, farmacêutica, construção civil e automotiva, garantindo conformidade com os padrões estabelecidos.

Além de cumprir exigências legais e promover a segurança por meio da codificação, especialmente devido à capacidade de rastrear lotes com problemas, os equipamentos de impressão industrial também aumentam a eficiência nas linhas de produção.

Quais os benefícios da impressão industrial feita com qualidade?

A impressão industrial assegura a originalidade dos produtos e outros parâmetros de segurança, reduzindo o risco de contestações, pois suas características e informações são regulamentadas, registradas e documentadas por meio da tecnologia.

Outro benefício importante da codificação industrial é a redução dos custos de manutenção e a minimização de paradas não programadas nas linhas de produção. Além disso, a codificação aprimora o processo logístico, tornando o controle de estoque mais eficiente e, como já mencionado, proporcionando rastreabilidade de produtos quando necessário.

Na Betim Coding, somos especialistas em codificação industrial no Brasil. Nossa expertise se baseia em fornecer soluções abrangentes em codificação, identificação e rastreabilidade. Combinamos diferentes tecnologias, incluindo hardware e software de ponta, serviços de manutenção especializados, consumíveis de alta qualidade e peças sob medida para atender às necessidades de empresas dos mais diversos setores.

Deixe um comentário