SUSTENTABILIDADE COMO ROTINA:
3 pilares de conduta da Betim Química

(por Geraldo Figueiredo- CEO Betim Química)

   Olho maravilhado da minha janela a marcha mutante da humanidade e me pergunto se conseguiremos cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU para 2030:

“Mobilizar esforços para acabar com todas as formas de pobreza, combater as desigualdades e enfrentar as mudanças climáticas, garantindo que ninguém seja deixado para trás”.

   É um resumo do que foi assumido como objetivo pelos 193 países da ONU para o final da próxima década. São 17 metas dadas ao mundo pela ONU como “dever de casa” e o seu cumprimento é responsabilidade de todas as pessoas que vivem neste planeta, inclusive “você e eu”.

   Estamos presenciando uma época repleta de tragédias humanitárias e ambientais que compreendem desde o campo de refugiados de Kutupalong, em Bangladesh, passando pelo mar de lama tanto de Mariana quanto de Brumadinho e mais recentemente a inundação na cidade do Rio de Janeiro.

   Precisamos urgentemente admitir que o ser humano virou refém dos seus vícios culturais e a raiz destas dificuldades está sediada em hábitos dos quais devemos nos libertar já. Precisamos cuidar para que em cada uma das nossas atitudes rotineiras a preocupação principal seja sempre a preservação do ser humano e do planeta.

   Neste cenário, nós da Betim Química estamos de forma simples e objetiva dando nossa contribuição para a construção de um mundo melhor através do nosso dia a dia empresarial. Para isto adotamos três pilares de conduta que norteiam de forma sustentável o nosso desenvolvimento econômico, ambiental e social, sendo eles:

    1.FAÇA AOS OUTROS O QUE VOCÊ GOSTARIA QUE FIZESSEM POR VOCÊ. Grande parte das mazelas sociais, como a pobreza e a violência são oriundas da falta de recursos financeiros governamentais e empresariais. Porém estes recursos em sua maioria existem, mas são desviados por atos de corrupção que levam empresas e sociedades à bancarrota. Como não há possibilidade da existência de corrupção unilateral, adotamos como prática a inserção de cláusulas e políticas anticorrupção em todos as nossas relações contratuais de fornecimento de produtos e serviços. Desta forma, acreditamos que estamos pavimentando o caminho para que os recursos e riquezas gerados através da nossa atividade empresarial sigam seu curso natural sem desvios até quem é de direito.

    2.O “TODO” É SEMPRE MAIS IMPORTANTE QUE O “UM”. O ambiente empresarial é repleto de escolhas que sensibilizam o custo, o preço e naturalmente a competitividade. Infelizmente, muitas empresas adotam condutas em seus sistemas produtivos, que apesar de mais confortáveis e vantajosas para alguns prejudicam o planeta como um todo. Na Betim Química não temos medido esforços para que os nossos produtos sejam competitivos em preço e qualidade e ao mesmo tempo preservem o ser humano e a natureza. Um bom exemplo é o desengraxante “804 SS” - um dos nossos produtos mais simples - e que é considerado por grandes players dos setores automotivos e siderúrgicos como um dos mais eficientes do mercado. Trata-se de um produto que apesar da sua rusticidade é isento, por exemplo, de surfactantes, fato primordial para a preservação das estações de tratamento e dos mananciais de água, visto que os surfactantes são um dos principais agentes causadores de espuma tóxica nos leitos dos rios.

    3.A INTELIGÊNCIA É UM BEM A SERVIÇO DA HUMANIDADE. Somos uma empresa de tecnologia química. Uma das coisas mais importantes da nossa cultura de pesquisa e desenvolvimento está no fato de que nossos engenheiros e cientistas não trabalham exclusivamente para favorecer o capital. Existe uma preocupação maior que é de trabalhar para obtenção de soluções de forma compartilhada com aqueles que nos rodeiam.

   O que para muitos parece utópico, um desperdício de esforço e energia, na contramão dos custos e da rentabilidade vem se solidificando como instrumento de alavancagem de resultados.

   Hoje nosso setor de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) atua conectado com diversos centros de pesquisa e desenvolvimento públicos e privados, compartilhando conhecimento de forma honesta e transparente. Esta nossa colaboração e proximidade tecnológica global com fornecedores, parceiros e clientes tem sido responsável por grandes avanços e o surgimento de novos produtos e soluções, que ao contrário do que muitos acreditam remuneram todo este esforço e dedicação.

   Um exemplo disto são os avanços constantes na fabricação de tintas pigmentadas tanto em codificação industrial quanto em tintas técnicas para impressão digital em tecidos; uma nova tendência mundial. Para se ter ideia da dimensão desta nova tecnologia o processo de estamparia digital de tecidos em relação ao convencional proporciona uma economia de mais de 60% de energia, 80% de água e 90% de redução dos resíduos das tintas coloridas.

   Estamos conscientes de que marchamos na direção certa e receberíamos hoje sem nenhum espanto a polêmica carta anual de Larry Fink (BlackRock) enviada aos CEOs em 2018, intitulada “A Sense of Purpose”. Ele escreveu: “Para prosperar com o tempo, toda empresa não deve apenas apresentar desempenho financeiro, mas também mostrar como ela contribui positivamente para a sociedade ”.

   Não somos hipócritas em nosso discurso, nós buscamos sim e de forma incansável a lucratividade e a maximização dos resultados, porém, com responsabilidade e sustentabilidade. Considero muito apropriado finalizar este texto com uma frase que explica fielmente a nossa forma de atuar e que foi dita pelo professor Colin Mayer, da Universidade de Oxford e especialista em propósito corporativo:

"O OBJETIVO DE UMA EMPRESA NÃO É APENAS PRODUZIR LUCROS, É PRODUZIR SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS DE PESSOAS E DO PLANETA, NO PROCESSO DE PRODUZIR LUCROS".



COMPARTILHAR ARTIGO NAS REDES SOCIAIS



Deixe um comentário

Sustentabilidade como rotina

(por Geraldo Figueiredo- CEO Betim Química)

Diretor geral da empresa, compreendendo uma planta industrial situada em Contagem MG, rede distribuidores em todo Brasil, rede de fornecedores global e filial em São Paulo. A Betim Química é uma indústria de tecnologia química (fluidos industriais, tintas de codificação-impressão e codificadoras) que há 28 anos atende aos maiores grupos econômicos do país, especialmente nos setores automotivos, papel e celulose, metal mecânico, alimentos, dentre outros.



REDES SOCIAIS