A INDÚSTRIA 4.0

DESAFIOS DA IMPRESSÃO INKJET E CODIFICAÇÃO INDUSTRIAL

(por Geraldo Figueiredo- CEO Betim Química)

   Consideramos que o primeiro grande passo da história industrial foi a máquina a vapor, o segundo passo foi o Fordismo com o uso da eletricidade e produção em massa e o terceiro passo veio através da eletrônica e da automação dos processos.

   Neste exato momento a humanidade está dando o quarto passo: a digitalização do mundo que construímos até aqui. Estamos criando uma correlação entre o mundo real e o mundo virtual onde começa a germinar a indústria autônoma: a Indústria 4.0.

   Apoiada por ambientes cibernéticos, sistemas cognitivos, nuvem de dados e Internet das coisas (IoT), a Indústria 4.0 levará a impressão inkjet e a codificação industrial para uma nova era de fabricação inteligente, mais flexível, eficiente e lucrativa.

   A história da Betim Química se confunde com a história e evolução da impressão digital Inkjet. Nos tornamos ao longo de nossa trajetória evangelizadores tecnológicos tanto nos processos de codificação industrial quanto nos processos de impressão de dados variáveis e home office.

   O nosso desafio hoje é transformar o que é chamado de Industria 4.0 em produtos e serviços que ofereçam o máximo benefício aos nossos clientes e parceiros. Somos uma indústria multidisciplinar e em todos os sentidos caminhamos nesta direção, desenvolvendo tintas de impressão inkjet e insumos para os mais importantes equipamentos disponíveis no mercado, ao mesmo tempo em que promovemos a evolução dos equipamentos de codificação que ofertamos.

   Nossa empresa conta com um avançado departamento de pesquisa e desenvolvimento, além dos melhores profissionais do mercado, porém sabemos que isso não basta.

   Precisamos ir em frente e atravessar novas fronteiras, porque ao mesmo tempo em que a Industria 4.0 de impressão inkjet e codificação é cada vez mais acessível e amigável aos usuários finais é também cada vez mais exigente com a qualidade dos mecanismos de impressão e especialmente com as tintas e insumos.

   Hoje disponibilizamos equipamentos de codificação inkjet que são altamente avançados em relação às demandas do mercado brasileiro, sendo capazes de se conectar entre si e com todo o processo produtivo das plantas industriais de forma cognitiva, impactando diretamente os processos decisórios fabris. Porém, em sua maioria ainda são subutilizados por alguns dos nossos clientes, visto que a Indústria 4.0 permanece embrionária em diversos setores. Diante dos fatos apresentados acreditamos que os maiores desafios e espaço para evolução, estão no oferecimento de tintas e insumos que sejam efetivamente disruptivos.

   Nossa paixão pelo desenvolvimento tecnológico nos levou a ser a primeira empresa essencialmente brasileira a oferecer uma tinta de impressão inkjet fabricada no país. Diante das constantes limitações das tintas originais oferecidas pelos principais fabricantes de equipamentos, trabalhamos incansavelmente no desenvolvimento de tintas 2D especiais premium, customizadas para a indústria e apontamos aqui alguns exemplos:


  • Tintas termocromáticas, utilizadas em processos de codificação e proteção de alimentos, que mudam de coloração de acordo com a temperatura em que foram submetidas, acusando quaisquer desvios ocorridos no processo.
  • Tintas dotadas de características que permitem a sua aplicação na codificação dos mais diversos tipos de substratos desde a polpa de celulose até uma garrafa de água mineral completamente umedecida.
  • Tintas inteligentes customizadas para os mais diversos tipos de aplicações, especialmente nos processos de combate às fraudes e a pirataria.
  • Tintas para impressão de dados variáveis em alta velocidade; e
  • Tintas premium para impressões de alta exigência office e home office.

   Diante dos exemplos citados, acreditamos que as tintas e insumos de impressão inkjet e codificação estarão cada vez mais integradas ao processo produtivo, reduzindo custos, aumentando a confiabilidade, protegendo os produtos e o meio ambiente. Outro exemplo de tintas para a Indústria 4.0, que também são produzidas por nós, são as tintas sublimáticas destinadas ao setor de moda e têxtil.

   Com as preocupações ambientais crescendo ano após ano, a estamparia de tecidos por processos convencionais altamente poluentes tem sido um problema para as indústrias. As tecnologias de impressão digital por sublimação possibilitam reduzir o consumo de água a números ínfimos, eliminando a necessidade de gravação de cilindros e o respectivo descarte dos mesmos, gerando assim um volume de resíduos 90% menor, assim como menores custos operacionais. Em um futuro que se transforma em presente será possível digitalizar uma roupa no espelho para a escolha da estampa e transformar a imagem em produto após poucos minutos.

   Visando atender a Indústria 4.0 do presente e do futuro, nossas tintas de impressão inkjet e codificação industrial estão hoje incorporadas aos mais importantes produtos fabricados no Brasil, codificando, protegendo, informando e embelezando. No futuro não será diferente e estaremos imprimindo roupas inteligentes, impressões que iluminam, codificações que interagem, estampas mutantes e tudo mais que a imaginação e a tecnologia nos permitirem fazer. Estaremos sempre à frente do nosso tempo e contribuindo para evolução da humanidade, pois esse é o nosso DNA.

COMPARTILHAR ARTIGO NAS REDES SOCIAIS



Deixe uma resposta

A INDÚSTRIA 4.0

Desafios da impressão inkjet e codificação industrial
(por Geraldo Figueiredo- CEO Betim Química)

Diretor geral da empresa, compreendendo uma planta industrial situada em Contagem MG, rede distribuidores em todo Brasil, rede de fornecedores global e filial em São Paulo. A Betim Química é uma indústria de tecnologia química (fluidos industriais, tintas de codificação-impressão e codificadoras) que há 28 anos atende aos maiores grupos econômicos do país, especialmente nos setores automotivos, papel e celulose, metal mecânico, alimentos, dentre outros.



REDES SOCIAIS