9 dicas valiosíssimas para zerar as paradas por culpa da codificação

(Por Kelysson Dias- Especialista em Coding)

   A Betim Química possui uma equipe de pós-venda e serviços capacitada para operar com equipamentos das principais marcas em operação no Brasil. O objetivo desta equipe é apresentar soluções inovadoras e sustentáveis para os problemas de codificação e rastreabilidade recorrentemente encontrados na indústria.

   O time de Coding tem como missão cumprir a promessa da nossa marca: “Com a Betim Química a sua indústria nunca para”.

   Ele atua orientado por três premissas para conservação de seu parque de codificadoras:

1.Manutenção preditiva – captar informações de controle e programar a manutenção preventiva. Esta etapa é realizada com o equipamento operando na linha de produção.
2.Manutenção preventiva – seguir o plano de manutenção ou informações relevantes captadas na etapa anterior (preditiva). O equipamento é retirado da produção de forma programada, com menor impacto possível na eficiência da linha; e
3.Manutenção corretiva– manutenção realizada na oficina. Equipamento com parada e perda de tempo fabril.

   A seguir, são apresentadas 9 dicas valiosas para usar em seu equipamento, visando uma maior disponibilidade e eficiência.

    1.Procedimento de parada correta ao fim do expediente

   A parada correta do equipamento de codificação ao final do expediente está diretamente relacionada com a eficiência em sua partida na próxima demanda. Cada marca de equipamento possui um procedimento característico para desligamento adequado do jato de tinta. O que é comum a todos eles é a simplicidade do processo, normalmente acionando uma função para que o jato seja desabilitado corretamente.

   Este procedimento é um conjunto de ações pré-programadas no software do equipamento para uma parada livre de tinta em locais que possam ocasionar uma obstrução futura, o que levaria a um mal funcionamento na próxima partida.

   Dica do Especialista: Consulte o manual de seu equipamento para saber qual a forma correta de se realizar a parada do jato. Alguns operadores por falta de treinamento, ao final do turno de trabalho, desligam a chave geral ou o desconectam da tomada, sem realizar o procedimento. Oriente-os quanto à importância da parada correta do equipamento. É uma ação simples que irá melhorar, e muito, a performance global do equipamento.

    2.Limpeza e conservação

   Manter os equipamentos e ambientes limpos e organizados é fator de eficiência e segurança. Mantenha seu equipamento sempre limpo, internamente e externamente, pois, além de contribuir para um bom aspecto visual de sua produção, torna-se mais rápida e simples a detecção de uma anomalia, como vazamentos de tinta ou uma deformação de uma mangueira. Com o equipamento sujo, isso torna-se impossível.

    3.Limpeza da cabeça semanalmente

   Talvez esse seja o procedimento preventivo mais fácil de ser realizado e consequentemente o primeiro a tornar-se hábito no cuidado dos equipamentos de codificação. A observação da necessidade de limpeza da cabeça de impressão com a solução de limpeza TECNOJET® proporciona a redução no número de paradas ocasionadas por falhas de alta tensão das placas de deflexão. Essa falha acontece por causa do aumento na condução de energia elétrica devido ao acúmulo de tinta.

   A limpeza regular garantirá uma melhora na qualidade da impressão e aumento da eficiência da codificadora.

    4.Posição incorreta do jato de tinta na canaleta de retorno

   Equipamentos com a tecnologia de Jato Contínuo de Tinta (CIJ) são muito precisos e consequentemente muito sensíveis a anormalidades do ambiente. O posicionamento incorreto do jato de tinta na canaleta de retorno, seja por desalinhamento do jato ou por obstrução parcial do bico (nozzle) pode gerar três problemas:

    1.Corte parcial da impressão.

    2.Contaminação do produto com tinta; e

    3.Parada total do equipamento por falha de alta tensão.

   Essa falha se dá pela não deflexão das gotas seguida da colisão das mesmas na parede da canaleta, gerando um acúmulo de tinta no local. A solução desse problema pode ser obtida com procedimentos simples: uma purga ou alinhamento mecânico do jato de tinta.

    5.Purga

   Muitos clientes entram em contato com nosso time técnico reclamando que a impressão está cortada. Esse problema pode estar sendo causado por um mal posicionamento do jato de tinta na canaleta. A solução pode ser a realização de uma purga.

   Mas o que é a purga? Purgar o equipamento consiste em acionar uma função que realiza a sucção pelo nozzle (bico). O resultado dessa operação é bastante melhorado quando em conjunto com o operador aplicando solução de limpeza TECNOJET no nozzle, pois, na maioria das vezes que o desvio acontece, ele está parcialmente obstruído, o que gera o desvio do jato de tinta.

    6.Alinhamento do jato de tinta

   Cada marca de equipamento possui sua especificação quanto a posição do jato de tinta na canaleta de retorno, assim como o procedimento de ajuste, que normalmente consiste em desapertar um parafuso de fixação e ajustar outro de posicionamento e reapertar o de fixação novamente.

   Entre em contato com nosso time técnico informando qual a marca e modelo do seu equipamento para que possamos lhe orientar sobre a posição correta e como realizar o ajuste.

    7.Acompanhamento dos principais parâmetros

   As codificadoras da linha CIJ possuem três pilares de funcionamento:

    1.Viscosidade.

    2.Pressão; e

    3.Modulação.

   O sincronismo e adequação destes três parâmetros significam um bom funcionamento do equipamento, enquanto que a perda de paramentos de qualquer um deles sinaliza que teremos uma má qualidade de impressão. A Betim Química tem se especializado no atendimento de grandes contas com maior número de equipamentos e vem com grande sucesso fazendo uso da metodologia de manutenção preditiva através da análise de dados dos instrumentos de monitoramento de pressão, velocidade de bombas, viscosidade, temperatura, etc. Estes dados são processados por um modelo matemático que consegue nos precisar com bastante antecedência qual equipamento precisa passar por manutenção preventiva de forma antecipada ou adiada conforme a disponibilidade do processo produtivo.

   É este método de trabalho que vem gerando ótimos índices de disponibilidade e baixíssimas paradas de linha por motivos relacionados à codificação.

Dica do Especialista: Implemente esta metodologia de acompanhamento do seu equipamento, agindo antecipadamente, flexibilizando a data de parada preventiva e eliminando as paradas com perda de tempo por falha na codificação.

    8.Manutenções preventivas regulares

   Que a manutenção preventiva é extremamente importante não temos dúvidas. Assim como os carros necessitam de manutenções em períodos definidos por km (quilometragem) ou tempo de uso, é importante a regularidade nas manutenções das codificadoras conforme indicado nos manuais, visando uma constante confiabilidade e disponibilidade do equipamento.

   Confira o manual de sua codificadora e compare com as horas do equipamento e quando for apropriado entre em contato com Betim Química para agendarmos a manutenção preventiva, para que continue utilizando seu equipamento com toda qualidade, segurança e confiança.

    9.Aterramento

   Tratando-se de equipamentos tão sensíveis, os ruídos da parte elétrica ou mesmo a energia estática de equipamentos próximos, afetam a segurança do operador, o funcionamento adequado da codificadora ou pode causar até mesmo a queima de componentes eletrônicos. Logo, fique atento a eficiência de sua rede de aterramento. Um aterramento convencional exibe uma tensão alternada entre 0,6 V e 1,5 V (medida com um voltímetro) entre neutro e terra.

Assistência técnica multimarcas da Betim Química

   Ficou com alguma dúvida? Para esclarecimentos ou agendamento de uma visita para diagnóstico e treinamento para sua equipe, entre em contato com a Betim Química. Estamos com nosso time sempre pronto para atendê-lo. Temos ampla experiência nos principais equipamentos disponíveis no mercado, com destaque aos da marca Betim Coding e Zanasi.

   Estamos prontos para atender as demandas de serviços de manutenções, peças e partes, insumos para equipamentos de codificação por jato de tinta, não só em CIJ, mas também em ultra alta resolução, TIJ e DOD.

Entre em contato e saiba como podemos ajudar a sua empresa!


Saiba como a Betim pode ajudar!

COMPARTILHAR ARTIGO NAS REDES SOCIAIS



Deixe um comentário

9 dicas valiosíssimas para zerar as paradas por culpa da codificação

(Por Kelysson Dias- Especialista em Coding)

Planejamento e controle de manutenções e viagens. Atendimento ao cliente com prazos, orçamentos e manutenções. Manutenção corretiva e preventiva em impressoras CIJ, DOD e HI RES. Controle do estoque de peças e máquinas. Compra, acompanhamento, conferência, separação e expedição de peças. Atualização e apresentação de indicadores da gestão da manutenção. Desenvolvimento de projetos internos e externos.



REDES SOCIAIS