4 Segredos revelados sobre a Betim Química

(por Geraldo Figueiredo- CEO Betim Química)

   Cumprir a promessa da sua marca junto ao mercado é uma das coisas mais desafiadoras para qualquer empresa e demanda o fortalecimento constante de três grandes pilares:

1.Excelência operacional.
2.Excelência dos produtos; e
3.Profunda intimidade com o mercado.

   Durante as últimas três décadas consolidamos junto ao mercado a promessa da nossa marca que é a seguinte: “Com a Betim Química sua indústria nunca para”. Com o propósito genuíno de garantir o cumprimento desta promessa junto aos nossos clientes, diariamente superamos os mais diversos obstáculos, visto que estamos sediados em um dos mais complexos mercados do mundo, repleto de limitações logísticas, falta de segurança pública, contradições tributárias, excesso de burocracia e especialmente a escassez de mão de obra especializada.

   Para as empresas brasileiras, estes e outros entraves promovem recorrentes falhas sistêmicas, como a falta de matéria prima, paralizações na produção e atrasos na entrega de produtos, onerando a produção brasileira e reduzindo drasticamente a competitividade das nossas indústrias diante dos concorrentes internacionais.

   Não temos dúvida de que ter um time forte e competente é a base de tudo, mas isto não basta, pois estamos lidando com fatores internos e externos que fogem ao nosso controle. Para integrar a cadeia de suprimentos é preciso garantir que todos na empresa trabalhem em sincronia o que somente é possível com a integração dos processos e o compartilhamento das informações.

   Somos uma indústria de tecnologia química, possuímos um portfólio com mais de 1.800 produtos desenvolvidos em nossa P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao longo da nossa existência. Fornecemos suprimentos químico-tecnológicos para líderes de segmentos como Kraft Heinz, Ambev, Hutchinson, Nestlé, BRF, Suzano, Klabin e centenas de outros não menos importantes. Pela natureza da nossa atividade, especialmente no que tange ao fornecimento de suprimentos químicos customizados e codificação industrial, somos conscientes de que um simples erro tem poder de paralisar uma grande empresa e por isto somos tão atentos, fazendo da promessa da nossa marca a nossa essência.

   Esta preocupação com a linearidade da performance está impressa em nossa cultura para que possamos nos integrar a cadeia de suprimentos como uma entidade única, sendo:


    1. Integração Interna - nossa estrutura de gestão é propositalmente enxuta e horizontalizada, composta de apenas cinco gerências totalmente integradas. Desta forma, as informações são recorrentemente trocadas em alta velocidade, com alçada na ponta e foco no cliente;

    2. Integração Externa - estamos avançando cada vez mais para que a conexão externa com nossos clientes e fornecedores globais seja sistematicamente ampliada, seguindo rigorosamente processos de padronização usados pelo mercado. Somos certificados pela ISO desde 1999, sempre mantivemos as certificações e padronizações específicas dos segmentos em que atuamos e atualmente estamos com SAP em fase de conclusão.

   Tanto nas áreas de codificação quanto em P&D promovemos a eliminação da duplicação de atividades na cadeia de suprimentos por nós atendida. Temos colaboradores que trabalham dentro das plantas fabris dos nossos clientes para que uma mesma atividade não seja duplamente realizada e para que os suprimentos fornecidos por nós sejam cada vez mais adequados às necessidades dos nossos clientes. Neste sentido o objetivo é derrubar todas as paredes existentes entre nós, nossos clientes e fornecedores criando o que podemos chamar de “intimidade produtiva”.



3. Concentração da base de dados – todo dado gerado é concentrado e trabalhado visando a melhoria contínua e integração dos processos. Cada vez mais dados estão sendo compilados em tempo real e disponibilizados às gerências para tomada imediata de decisão;

 

 

    4. Multi conexões – não nos limitamos a nos conectar com nossos clientes apenas pela área de vendas ou com nossos fornecedores apenas pela área de compras. De uma forma mais moderna e ativa estamos avançando cada vez mais em conexões multinível para que consigamos maior sincronia, desde os “C levels” até os usuários finais de todas as empresas com as quais nos relacionamos.

   Hoje todas as nossas gerências possuem conexões externas com clientes e fornecedores. Esse fato tem garantido grande estabilidade e proximidade com estes, reduzindo drasticamente os riscos de falhas nas cadeias de suprimentos com as quais estamos ligados.

   E assim estamos conquistando cada vez mais a confiança dos nossos clientes, fornecedores e parceiros. Promovemos a melhoria contínua dos nossos produtos, a percepção da nossa qualidade e a otimização dos custos de forma integrada com as cadeias em que estamos inseridos.

Entre em contato e saiba como podemos ajudar a sua empresa!


Saiba como a Betim pode ajudar!

COMPARTILHAR ARTIGO NAS REDES SOCIAIS



Deixe um comentário

4 Segredos revelados sobre a Betim Química

(por Geraldo Figueiredo- CEO Betim Química)

Diretor geral da empresa, compreendendo uma planta industrial situada em Contagem MG, rede distribuidores em todo Brasil, rede de fornecedores global e filial em São Paulo. A Betim Química é uma indústria de tecnologia química (fluidos industriais, tintas de codificação-impressão e codificadoras) que há 28 anos atende aos maiores grupos econômicos do país, especialmente nos setores automotivos, papel e celulose, metal mecânico, alimentos, dentre outros.



REDES SOCIAIS